Timóteo entra na igreja trazendo o corpo de Cícero (Foto: Cordel Encantado/)
Herculano (Domingos Montagner) carrega Cícero (Miguel Rômulo) machucado para longe da fazenda de Timóteo (Bruno Gagliasso). O Rei do Cangaço leva o coronel e seus capangas como prisioneiros.
No meio do caminho, Bel (João Miguel) percebe que já é tarde demais para salvar Cícero. “Cícero não resistiu. O menino tá morto!”, grita o cangaceiro. Herculano fica comovido.
No mesmo momento, chegam Batoré (Osmar Prado), seus soldados e Damião (Tony Tornado). O delegado inventa que a volante (polícia militar que persegue cangaceiros) está chegando pra tentar fazer Herculano fugir.
Com medo de ser pego, Herculano vai embora deixando Cìcero nas mãos de Timóteo.O coronelzinho vai imediatamente até a igreja para tentar acabar com o casamento de Açucena. Ele chega no momento em que a jovem tenta apartar a briga entre Jesuíno e o rei e anuncia: “Eu vim lhe trazer o corpo de seu irmão!”.
Açucena e Virtuosa entram em desespero
Virtuosa (Ana Cecília Costa) entra em desespero e Timóteo aproveita a situação para jogar a culpa em Herculano e revelar que Jesuíno é filho do cangaceiro. “Seu filho morreu em combate. Numa tocaia que o capitão Herculano armou contra mim. Para eu não impedir o casamento de Açucena com o filho dele”.
Todos ficam chocados com a revelação. Euzébio (Enrique Diaz) parte para cima de Jesuíno e o ameaça, ao descobrir que ele escondeu essa verdade durante todo este tempo.
Açucena tenta acalmar os pais, defende Jesuíno e explica que nunca contou para eles por medo de impedirem seu casamento. Furioso, Euzébio responde: “Nisso tu tava certa, Açucena! Mas tu só adiou minha proibição. Teu casamento tá desfeito!”.Jesuíno ainda tenta convencer Euzébio de que Herculano não foi o responsável pela morte de Cícero.
Augusto opina: “Agora entendo porque o capitão mentiu para mim, dizendo que Aurora estava morta. Para impedir que ela se afastasse de Jesuíno! Para proteger o filho!”.
Euzébio e Virtuosa vão saindo da igreja para preparar o velório de Cícero, mas antes a mãe dá um recado à Açucena: “Se tu casar com esse homem, Açucena, eu e Euzébio vamos perder dois filhos. Porque pra nós, vai ser o mesmo que tu estivesse morta! Agora venha velar seu irmão!”.