A osteoporose nada mais é que o enfraquecimento dos ossos
devido à perda de minerais ao longo do tempo, principalmente do cálcio. Os ossos se tornam mais finos e mais fracos, há um risco maior de fraturas por quedas ou até mesmo por pequenas lesões que podem se agravar e trazer complicações sérias.
A doença começa a se manifestar a partir dos trinta anos, mas os riscos são maiores com a chegada da menopausa. Tudo porque a produção do estrogênio (hormônio sexual feminino), que ajuda no depósito de cálcio e no fortalecimento do tecido ósseo, se torna menor. Menos estrogênio, ossos mais frágeis.
Sintomas da osteoporose
Os sintomas da osteoporose nem sempre aparecem, até que algum osso quebre. O enfraquecimento ósseo pode ocorrer em qualquer parte do corpo, porém as regiões da bacia, braços, punhos e da coluna vertebral são as que apresentam maiores complicações.Sem apresentar fraturas e lesões, a osteoporose pode ser diagnosticada através de raio-X. A prevenção ainda é o melhor remédio, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir qualidade de vida.
Tratamento para osteoporose
O tratamento para osteoporose mais eficiente é a reposição hormonal com pílulas de estrogênio. A reposição do hormônio pode não eliminar a doença, mas ajuda a retardar a perda de cálcio, recuperar alguns ossos e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.Outra forma de tratar a osteoporose é aumentando a quantidade de cálcio no organismo, seja através de suplementos alimentares ou de uma alimentação reforçada, incluindo frutas cítricas, verduras, sardinha, crustáceos, leite e seus derivados desnatados no cardápio.
Faça atividades físicas. Praticar exercícios aumenta a massa óssea e a resistência dos ossos das regiões mais propensas à osteoporose.