Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como manter boca saudável

Técnicas de escovação dental para manter a boca saudável. A melhor técnica é aquela em que o indivíduo se adapta, porém há alguns requisitos.

1-A técnica deve propiciar uma limpeza de todas as superfícies dos dentes.
2-O movimento da escova não deve ferir os tecidos moles.
3-A técnica deve ser simples e fácil.
4-A técnica deve ser bem organizada para que nenhuma área seja desprezada.

Colocar a escova na linha que divide a gengiva dos dentes, fazer movimentos circulares, várias vezes no mesmo local. Seguir com esse movimento, com a boca entreaberta tanto por fora como por dentro dos dentes, por último escova-se o lado de cima (a parte que usamos para mastigar).

Requisitos de uma boa escova de dente:
A cabeça deve ser pequena para alcançar todos os espaços.
As cerdas devem ser de tamanho uniforme para funcionarem simultaneamente.
A textura deve ser macia, para não causar danos ao tecido mole (gengiva).
Facilidade para ser mantida limpa.
O cabo da escova deve repousar confortavelmente na mão. Ele deve ser largo e grosso para permitir uma pegada firme e um bom controle.

Escova interproximal
É um dispositivo importante para se limpar entre os dentes, onde a escova e o fio dental não alcançam.

Fio dental
Também usado para limpar entre os dentes, não pode ser dispensado em nenhuma escovação. Deve-se abraçar os dentes com ele e esfregá-lo de cima para baixo.

Escova unitufo
Foi desenhada para limpar áreas de difícil acesso, como por exemplo, dentes apinhados.

Escova de dente automática
Como muitos indivíduos não utilizam adequadamente uma escova convencional, pode fazer um bom uso da automática, desde que, ela tenha uma cabeça pequena. É muito útil para idosos, crianças e portadores de deficiências.

Freqüência da escovação
O mais importante é adquirir uma conscientização de condição da boca. Uma vez que um indivíduo saiba como uma boca limpa se sente, a cada vez que estiver suja, ele mesmo sentirá a necessidade de uma nova higienização.

A substituição da escova depende da qualidade da mesma, mas usualmente é indicado trocá-la a cada 3 meses. Estudos de mercado indicam que as mulheres trocam suas escovas com mais freqüência que os homens.

Dentifrícios
Os dentifrícios contém abrasivos suaves para melhorar a ação da escova de dentes na remoção de acumulo de placa bacteriana. Alguns deles ainda contêm produtos químicos que ajudam a tirar a sensibilidade.

Problemas enfrentados
Destreza manual - A boa escovação requer treino e dedicação diária. Um item importante é a coordenação motora, a qual é diferente entre os indivíduos.

Percepção oral - As faculdades visuais, orais e olfativas variam de indivíduo para indivíduo, ocorrendo o mesmo com a percepção tátil da boca. Esta percepção pode ser desenvolvida em longo prazo. A língua é um grande instrumento para isso. Ela é capaz de reconhecer a sensação de “vidro” sobre os dentes (limpeza).

Posição dos dentes - O desalinhamento causa grande dificuldade para a higienização, assim como os dentes ao lado de dentes removidos, pois este adquire uma inclinação que dificulta a escovação.

Restauração e próteses - Próteses e restaurações mal executadas, retêm muita placa bacteriana, devido a excesso de material, falta de polimento, etc.

Dieta – Alimentos fibrosos duros não encorajam o acúmulo de placa bacteriana, beneficiando a gengiva, ao contrário de alimentos pegajosos e moles. O açúcar deve ser evitado, principalmente entre as refeições. Ex: na forma de pequenos lanchinhos.

A saúde oral é muito importante para uma vida feliz e saudável. Cuide do seu sorriso!

*Artigo escrito pela Dra. Eleonore Bianca Hogemann, Periodontista do Centro Odontológico