Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada.
Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento. A seguir, disponibilizamos maneiras de como proceder no caso de contraceptivos de 21 ou 24 pílulas, que são as mais comuns do mercado.
Para pílulas com esquemas diferentes, consulte a bula ou seu médico
Lembre-se de que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz (leia aqui sobre a segurança dos anticoncepcionais). Esses procedimentos para quando ocorre o esquecimento servem para minimizar os riscos e, mesmo que seguidos corretamente, ainda há possibilidade de ocorrer a gravidez.
Também é importante a consciência de que somente o uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais (vaginal, anal ou oral – leia aqui sobre contato sexual) previne contra riscos de exposição às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), inclusive AIDS.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pois pode ser perigoso para a saúde, e consulte-o pelo menos uma vez ao ano, especialmente quando em uso de hormônios.
Dúvidas? Consulte a bula do seu anticoncepcional.
.








.gif)
.gif)



